31 Dias de Provérbios #dia6

12:00





CAPÍTULO 6

No início do capítulo,  lemos a respeito de servir como fiador. Fica claro a advertência de Deus sobre não assumir a responsabilidade da dívida de terceiros, pois o sofrimento é certo!
Em outro trecho,  encontramos a advertência contra a preguiça. Deus em todo seu amor e misericórdia nos deixa a formiga como exemplo trabalho e dedicação. A preguiça é tão condenada por Deus que é citada em vários outros trechos ao longo do livro de Provérbios. E por fim, lemos como a o preguiçoso é afetado pela pobreza e necessidades, fazendo com que o mesmo perca muitas oportunidades.
Nos versículos 12-19 lemos sobre o aborrecimento de Deus contra a maldade que se dissipa no coração dos homens. Temos uma lista de coisas que o Senhor odeia nos versos 16-19, mas especial destaque para quem semeia contendas (vs. 14,19), isso Deus abomina.
Representando o papel e importância que nossos pais são em nossa vida, fica bem claro a autoridade dos mesmos para conosco, seja eles quem for (vs. 20-23). As ordens de nossos pais funcionam como lâmpada e luz para a vida do filho que deseja ser sábio, assim como a Palavra de Deus. A instrução de nossos pais tem um papel tão poderoso em nossas vidas que é capaz até mesmo de nos livrar da destruição e pecados como o adultério. No versículo 28 lemos “Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?” e podemos concluir que temos que fugir da tentação se queremos andar segundo o coração de Deus, uma vez que nosso coração e olhos são janelas do pecado (vs. 25), devemos vigiar sobre isso.

You Might Also Like

0 comentários