Uma Lição de Amor - Livros que Despertam

17:15


Estou muito feliz em saber que faço parte do projeto "Livros que Despertam", quem viu as últimas postagens do blog, sabe do que estou falando. Se você ainda não viu esta postagem é só conferir aqui  com mais detalhes sobre a nossa nova parceria.
Estava bem animada para chegada do livro, não via logo a hora.  Uma Lição de Amor é um das obras que fazem parte do Livros que Despertam, este projeto tem como objetivo levar a literatura por todo Brasil.
Antes de começar falar sobre o livro irei contar um pouco sobre a vida da escritora. Até o momento nunca tinha visto falar ou lido algum livro da autora Elysanna Louzada. Ela é uma capixaba formada em Língua Portuguesa, Literatura e Inglês. Elysanna estreou no mercado literário em 2011, além de uma Lição de Amor, ela já fez mais três obras. Atualmente, ela vive em Vargem Alta- ES, com sua família.
Quando finalmente o livro chegou, me apaixonei de cara, primeiro, porque a capa é muito linda e segundo, porque é um romance, sou apaixonada por este tipo de gênero.


Personagens:
Ana Luíza - uma jovem estudante de Serviço Social que veio do interior, para morar na cidade grande.
Eduardo Alcântara - um jovem médico que vinha de família rica, apaixonado por Ana, e que  negava a existência de Deus após a morte do pai.
Otávio Alcântara - um jovem advogado, irmão de Eduardo e apaixonado por Ana.
Katharina Alcântara - mãe dos irmãos.
Maria - empregada da família Alcântara.
Laura - uma criança orfã,  que tinha câncer.
Linda - filha de Eduardo.


Autora: Elysanna Louzada
Ano: 2014
Editora: Ases da Literatura
Páginas: 239

Uma Lição de Amor conta a história de um triângulo amoroso entre  Eduardo, Ana e Otávio. Depois da morte da avó, Ana Luíza saí da cidade pequena para o Rio de Janeiro, para cursar Serviço Social. Ana conhece na universidade Otávio, um veterano do curso de Direito, ele é quem lhe apresenta a cidade,  e seu irmão Eduardo e a pensão de dona Irene.

Tando Eduardo quanto Otávio alimentam um amor secreto por Ana, e fazem tudo para agrada-la, quanto mais o tempo passa, a amizade entre eles se torna algo mais forte. Depois de um tempo fora do Brasil nos Médicos Sem Fronteira, Eduardo volta disposto a conquistar o amor de Ana. De volta ao Brasil, Eduardo se declara conquistando o amor de Ana. Mas esse amor acaba sendo interrompido por uma serie de situações e acontecimentos que aparecem no decorrer da história.

Em uma viagem de trabalho que Ana faz para Uruguai, Otávio resolve visita-la, para finalmente declarar seus sentimentos. Mas o que ele não esperava era que, ela já estava com seu irmão Eduardo. Apesar de não ser correspondido por Ana, Otávio continuou ao seu lado.

 Depois descoberta que Ana Luíza está com leucemia, começa ai uma corrida para salva-la, neste momento os irmãos esquecem a rivalidade e fazem tudo para ajudá-la, durante esses tempos internada para tratamento do câncer, Ana  conhece Laura uma criança orfã  que está passando pela mesma doença.  Quando Ana está quase perdendo as esperanças, um doador de médula compatível aparece. È feito então cirurgia, mas é na fase de recuperação ela descobre que foi Otávio que doou a médula.

Após a cirurgia, Eduardo que está completamente apaixonado, pede mão de Ana em casamento. Porém, ela fica dividida, como aceitar o pedido de casamento de Eduardo? Sabendo que Otávio a ama e também foi quem salvou sua vida.  Ao dizer não ao pedido, Eduardo fica inconformado, deixa o hospital onde estava trabalhando com crianças portadoras de câncer, viaja e não dar mais notícias.

Otávio é quem ajuda Ana, levando para as consultas e oferecendo sua casa, durante essa fase de recuperação. Com algum tempo sem notícia de Eduardo, ela descobre que ele está no MSF que se casou e será pai. Isto foi um choque para ela, pois ela amava-lo muito. Ana Luiza resolve dá oportunidade para um novo amor.  Durante esses dias na casa de Otávio ela descobre um sentimento diferente por Otávio.

Otávio e Ana se casam, adotam Laura como filha. Dois anos depois Laura morre por conta do câncer. Dez anos se passam e Ana e Otávio continuam casados e ainda mais apaixonados um pelo outro. Ana  faz outra graduação e se forma em medicina, e recebe então o convite para trabalhar nos Médicos Sem Fronteiras, a partir daí, os rumos da história tuda muda. Quer saber o que irá acontecer? Então você terá que ler  história, estou com muita vontade de contar o que acontece, mas não irei fazer isso, porque assim perderá a graça.

Confesso que quase chorei depois que terminei de ler o livro, é muito emocionante como a história deu uma vira volta. No inicio quando comecei a ler fiquei muito dividida, por um lado queria que Eduardo ficasse com Ana por outro Otávio, mas depois de algumas páginas lidas, realmente me definir, torcia para que Otávio deveria ficar com ela. Na minha opinião, achei que Eduardo foi muito covarde, primeiro porque Ana tinha acabado de fazer a cirurgia e pediu ela em casamento, simplesmente porque ela disse que seria melhor esperar um tempo, ele resolveu fugir, e se envolveu com outra mulher, apesar de dizer que a amava, já Otávio, depois de descobrir que Ana gostava Eduardo e não dele, ele  a respeitou, continou amando secretamente e estando sempre do seu lado, principalmente no momento mais difícil que ela  passou. Quem já leu este livro talvez não concorde, mas esse é meu ponto de vista.

Recomendo para quem ainda não leu, ler, se você gosta de romance, essa dica de leitura é para você. Quero também parabenizar a escritora pelo seu belo  tabalho. E aí, quem já leu este Uma Lição de Amor, deixa aqui sua opinião nos comentários! O que achou do livro? Quem deveria ficar com Ana?



Conheça mais sobre a escritora e suas outras obras.

Site

You Might Also Like

14 comentários

  1. Que lindo, Aline. É muito bom saber que você gostou do livro! ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Ame sua resenha!
    Esse livro da Elysanna é um amor, e assim como você fiquei na torcida pelo Ótavio.
    De qualquer forma gostei muito do livro e do final.

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jéssica o livro é um amor, e que bom que curtiu a resenha. Bjs!

      Excluir
  3. Oi Aline. Fico muito feliz em saber que gostou do livro. obrigada pelo carinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Também amei esse livro. Realmente uma história linda de amor! Vale a pena ler.
    Fico muito feliz que esteja animada com o projeto. É maravilhoso ter blogueiras como você em nosso meio :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei o jeito que você falou do livro, agora estou super curiosa pra ler...
    Seu blog é lindo parabéns vou voltar sempre aqui!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aléxia, espero que volte sempre por aqui! Bjs

      Excluir
  6. Mais uma para o timo do Otávio kkkkk o/
    Eu também fiquei a beira das lagrimas. E eu achei que já tinha criado alguma proteção com os outros livros de Elysanna, bobeira minha. O livro é emocionante!

    Bjs =***

    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Aline, você foi ótima na resenha do livro: Uma Lição de Amor. Estou apaixonda e super ansiosa para ler.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir